Jornal, segundo Antônio F.Costela (Comunicação - Do Grito Ao Satélite p.13) "[...] é toda publicação dotada de periodicidade e variedade de matéria" e publicação segundo o mesmo autor "[...] é o ato de tornar público, levar conhecimento ao público." Com essas afirmações podemos levar em consideração que "jornal" é uma forma de tornar público fatos que acontecem (numa determinada região, município, estado, país)ao mundo. Isso vale também para uma fofoca, um bilhete, uma carta, um jornal impresso ou televisionado e uma rádio.
Para chegar ao consenso de que conhecemos por "jornal impresso" houve muitas divergências e fatores históricos que contribuíram para a construção do mesmo. Seja para agregar ou dificultar o caminho. (pelo bem ou pelo mal)
Acredita-se que na Antiguidade, já haviam manuscritos que eram publicados, contudo não há relatos históricos que comprovem essa tese.( Afinal, escrever mil cópias até o fim do dia tornaria uma informação nova, ultrapassada!)
Os romanos foram o povo que mais se aproximou de um jornal impresso. Por isso talvez atribuam-lhes a paternidade. É verdade que as publicações em tábua branca (chamadas de álbum) eram informações afixadas nas paredes anualmente, para o vislumbre de todos. Mas é verdade também que eram informações censuradas pelo governo, muito semelhante ao "serviço" de PÃO E CIRCO, onde o entretenimento mascarava a real situação do império. Foi um jornal de mural. Detalhe: SEM jornalistas!
Na Idade Média, a comunicação em âmbito geral minguou. Como Costela (Comunicação - Do Grito Ao Satélite p.20) mencionou: "[...]trancado na pequena área territorial o homem europeu alienou-se do resto da humanidade."
A censura imposta tinha sempre o intuito de extinguir a comunicação, logo não interessava de nada saber o que acontecia com o resto do mundo.Por simples restrição ou até mesmo por acomodação e falta de criatividade.
Os jornalistas desse período histórico eram chamados de jograis: espécie de repórter que captava informações e publicava-as fazendo o uso apenas da voz e da sua capacidade de comunicação. A Idade Média caracterizou-se pelo surgimento dos jornalistas SEM jornais.
Tudo fez parte de um processo de aprimoramento. Contudo o intuito é sempre o mesmo: levar a informação ao MAIOR número de pessoas em MENOS tempo possível.
No Brasil já no século XX, grande parte dessa obcessão pelo MAIOR em MENOS deve-se também ao JORNAL DO POSTE que trouxe essa concorrência de ser o primeiro. (isso não significa o melhor!)
Um pequeno jornal. Uma folha muitas vezes com campos para completar que eram preenchidos até mesmo à mão. Causou ira aos grandes jornais da época por chegar antes da informação alheia.Colocado em postes estratégicos na cidade de São João Del Rei-MG, recebeu o nome de Jornal do Poste. É uma mistura de um plantão diário de emissoras de televisão (tais como um Globo Notícia, com várias edições diárias) com um publicidade de parada de ônibus.(onde algum dia você já parou para ler)
Os "posteiros de plantão"estavam sempre bem informados. A satisfação era tanta que muitos deles "assinavam" o jornal. ( E pagavam caro!)
A dinâmica anteriormente citada do MAIOR número em MENOR tempo dá-nos perspectiva para entender um pouco a publicidade e a propaganda baseada no intuito de que o jornal do poste assemelha-se a um propaganda.
O raciocínio é simples e lógico. A explicação nem tanto.
Vamos trabalhar com a tese do: EMISSOR - MENSAGEM - RECEPTOR.
Um JORNAL-EMISSOR deseja transmitir a MENSAGEM ( antes que outro JORNAL CONCORRENTE ) ao LEITOR. Se obter êxito angariará mais leitores. Leitores esses que tornam-se fiéis ao jornal (um "posteiro de plantão" moderno).
Com mais pessoas lendo, maior ênfase e importância esse JORNAL-EMISSOR recebe.
As empresas notam esse sucesso e decidem apostar colocando um anúncio no mesmo( afinal, os clientes dessa empresa também leem esse jornal). A mesma é destacada e consequentemente ganha mais clientes, tornando-se a primeira do ramo. (seja lá qual for: automobilístico, esportivo...)
Resumindo: O que chegar PRIMEIRO leva!
POR QUE?
Porque somos seres VISUAIS. A maioria das nossa ações está ligada ao poder de nossa percepção visual.
O que os olhos VEEM, o coração SENTE, AGE e COMPRA! Já disse Robin Bansky - um artista inglês que em seus trabalhos critica o sistema capitalista- (no livro Wall and Piece)"[...] Não podemos fazer nada para mudar o mundo até que o capitalismo desmorone. O consolo é fazer COMPRAS!"
O jornal evoluiu como nós. E como nós será que ele evoluiu?
Fica a pergunta, pois a resposta gera discussão para mais um POST...!
O que é a Maturidade - Autor Desconhecido
Há 12 anos
Olá Eduardo.
ResponderExcluirCara muito bom seu conteúdo!
Cara quero te pedir ajuda, você teria esse livro em PDF, preciso estuda lo para uma prova q será nesse sábado... Se for possível agradeço muito! e-mail: gida.comunicacao@gmail.com Abraços.
Olá Eduardo.
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